Há coisas que o dinheiro não pode comprar. Não é paradoxal que, mesmo quando sofremos do risco da perda do emprego, casas e pensões, muitos continuem tendo apenas uma coisa em mente: comprar aquilo que o dinheiro pode pagar?
Essas pessoas são os principais alvos dos anunciantes, que querem que acreditemos que precisamos de um apartamento maior, um veículo maior e roupas de grife. “Você não tem dinheiro? Sem problemas: use o crédito! Para muitos, o importante é dar a impressão de que são ricos, mesmo que estejam se afogando em dívidas.
Mas, em algum momento da vida, a realidade os alcança. “Comprar negócios chamativos a crédito para enganar os outros e a si mesmo, fazendo-os pensar que você teve sucesso é como puxar um cachimbo de crack para se animar”. Inicialmente, não é caro e funciona bem; mas não dura. De qualquer forma, você acaba sem um tostão e deprimido.
3 coisas que o dinheiro não pode comprar
A Bíblia denuncia a loucura da “exibição orgulhosa do próprio sustento” (Jo 2:16). De fato, quem está obcecado pela posse de bens materiais esquece o que mais importa na vida: as coisas que o dinheiro não pode comprar. Vamos falar sobre três deles.
1. A unidade familiar
Descobre que seu pai dá muita importância ao seu trabalho e ao dinheiro que ganha. “Temos tudo o que precisamos e ainda mais” , diz ela, “mas nunca vejo meu pai. Ele está sempre em movimento. Eu sei que é para o trabalho dele, mas a família dele também necessita dele!
2. Segurança verdadeira
“Minha mãe me diz o tempo todo que tenho que me casar com um homem rico e aprender um ofício para encontrar um bom emprego e me proteger em caso de problema”, explica uma cristã. “Parece que tudo o que ela se importa é com quem assinará seu próximo cheque”.
Para garantir seu futuro, há coisas melhores a fazer do que promover o acúmulo de dinheiro. Até porque, alguém pode roubar seu dinheiro; ele também não pode realizar a cura de doenças ou evitar a morte (Eclesiastes 7:12). De acordo com a Bíblia, a verdadeira segurança é encontrada em conhecer a Deus e Seu plano para a humanidade (João 17:3).
3. Uma vida satisfatória
“Em casa, aprendemos a viver de forma simples”, diz outra cristã. “Minha irmã gêmea e eu tivemos uma infância feliz, embora na maioria das vezes mal tivéssemos o suficiente para viver”.
Na vida, há mais do que dinheiro e as coisas que ele pode comprar. A Bíblia diz: “A vida de um homem não depende de suas posses, mesmo que ele seja muito rico” (Lucas 12:15). Em suma, a vida só é plenamente satisfatória se você souber as respostas para perguntas fundamentais como:
- Por que estou na terra?
- O que o futuro me reserva?
- Como posso satisfazer minhas necessidades espirituais?
A chave para a felicidade
Em geral, as pessoas materialistas são menos felizes e mais propensas à depressão. Mesmo aqueles que simplesmente desejam ter mais dinheiro têm uma saúde mental mais frágil; eles também sofrem de problemas físicos, como dores de cabeça, dor de garganta ou dores nas costas.
E eles são mais propensos a beber ou usar drogas. Obviamente, correr atrás de riquezas o deixa infeliz. Por isso, buscar a Deus é sempre a melhor forma de encontrar a felicidade, e o resto vem naturalmente, sem que a ganância possa destruir os feitos divinos e de coração.
Meu nome é Maria. Sou apaixonada por teologia e escrevo sobre o mundo religioso há 5 anos. Sou curiosa e pesquiso tudo sobre as religiões mundo afora. Adoro pesquisar sobre as curiosidades que norteiam as mais variadas doutrinas em diferentes países e idiomas. Hoje, sou redatora e amo compartilhar meu conhecimento no portal Oração e Fé.