Saber como chegar à terceira idade com uma mente mais lúcida pode ser sinal de uma espiritualidade bem vivida. Considerando isso, explicamos como você pode chegar na terceira idade com uma saúde mental mais forte. Confira, a seguir, mais detalhes!
A relação entre uma mente lúcida e a espiritualidade na terceira idade
De acordo com pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2019, o Brasil possui cerca de 40 milhões de idosos. Embora a terceira idade seja considerada a melhor fase da vida, onde muitos estão aposentados e possuem mais tempo para descansar, é muito importante saber como está a saúde mental dessas pessoas.
Para isso, ao longo deste artigo será abordado a relação entre ter uma mente lúcida e a contribuição da espiritualidade, isso na terceira idade. Atualmente a ciência vem realizando pesquisas nessa área e chegou à conclusão que pessoas que vivem uma espiritualidade saudável possuem uma melhor saúde cognitiva.
Sendo assim, continue lendo e confira a seguir o que é espiritualidade, quais são os desafios psicológicos na terceira idade e muito mais. Boa leitura!
Desafios psicológicos na terceira idade
Antes de mais nada, precisamos entender que não é porque a pessoa chegou aos seus 60 anos, em muitos casos está aposentada, logo não precisa mais trabalhar, o que significa que ela está bem. É muito comum que depois dos 60 anos as pessoas dessa faixa etária começam a perder a lucidez.
A depressão é uma das maiores causas de perda de lucidez na terceira idade, isso porque essas pessoas acabam ficando mais isoladas. Pois, é comum ao chegar na terceira idade essas pessoas não terem mais o convívio social do trabalho, por exemplo e terem pouco contato com filhos, amigos e outros familiares.
Além disso, o sedentarismo, a má alimentação e o aparecimento de doenças crônicas contribuem para o adoecimento mental. Entre os desafios das pessoas da terceira idade de não terem a sua cognição comprometida, ou seja, sua capacidade de tomada de decisão e raciocínio lógico é que devido morarem na maioria dos casos sozinhos, não possuem alguém que possa perceber a perda da lucidez e buscar ajudar.
Então, diante desses desafios é que a espiritualidade bem vivida entra como uma maneira de modificar a qualidade de vida, isto é, a saúde dessas pessoas e como um meio de prevenção.
O que é a espiritualidade?
Primeiramente, precisamos compreender que espiritualidade não é a mesma coisa que religiosidade, embora uma esteja ligada a outra em alguns casos. Dessa forma, a espiritualidade é a capacidade de você conseguir dar um significado às coisas da vida, enquanto que a religiosidade refere-se a você seguir apenas uma religião.
Mente lúcida e espiritualidade
Desse modo, de acordo com Viktor Frankl, criador da logoterapia em 1930, ele acreditava que o ser humano não se resumia apenas aos seus instintos animais e ao seu inconsciente, pois para ele o ser humano transcende esses campos o que faz com que o ser humano precise buscar sua espiritualidade para ter uma melhor saúde mental.
Assim sendo, quando uma pessoa busca viver a espiritualidade, ela encontra um sentido para continuar vivendo de modo que lhe dê bem-estar. Então, uma pessoa pode buscar viver a espiritualidade de forma saudável por meio da meditação, como a prática de mindfulness, por exemplo.
Mas, é muito comum que os idosos busquem uma religião para seguir e praticar sua espiritualidade. Nesses casos, quando essa busca começa ainda na juventude, as chances de ela está bem estabelecida na terceira idade aumenta a probabilidade de ter uma maior lucidez depois dos 60 anos.
Ainda sobre a relação entre mente lúcida de espiritualidade bem vivida na terceira idade, ajuda a reduzir os níveis de estresse. Isso porque, o estresse é um dos causadores da parada de funcionamento dos neurônios responsáveis pela memória.
Sendo assim, ao longo deste artigo você pode entender de que forma a espiritualidade pode ajudar a manter a lucidez das pessoas da terceira idade, isso quando ela é vivida de forma saudável, ou seja, sem pressão e medo. Portanto, se você ainda não chegou na terceira idade, comece hoje mesmo a desenvolver a sua espiritualidade.
Meu nome é Maria. Sou apaixonada por teologia e escrevo sobre o mundo religioso há 5 anos. Sou curiosa e pesquiso tudo sobre as religiões mundo afora. Adoro pesquisar sobre as curiosidades que norteiam as mais variadas doutrinas em diferentes países e idiomas. Hoje, sou redatora e amo compartilhar meu conhecimento no portal Oração e Fé.