Às vezes é difícil dizer que tipo de manhã teremos até nossos pés tocarem o chão. Seja uma manhã movimentada ou calma e lenta, comece com a oração. Seja você uma pessoa matinal ou uma coruja noturna, comece com a oração. Se você precisa de um treino rápido para começar ou de uma xícara de café forte, comece sempre com a oração.

Oração

Oração do dia

Meu Deus,

Obrigado por me abençoar com mais um dia! É uma alegria ter essa nova chance, e rezo para que você me ajude a começar bem este dia, mesmo que eu deseje mais cinco minutos na cama. Meu Deus, enquanto sigo minha rotina matinal e começo a trabalhar e a fazer tarefas, oro para que você me dê um coração feliz e uma mente focada. 

Senhor, dá-me força enquanto resolvo uma lista de tarefas que parece nunca ter fim e ajuda-me a lembrar de ter bons momentos para descansar e relaxar. Eu oro para que você esteja sempre em meu coração hoje, Deus, não importa o que eu faça, e guie meus passos ao longo do dia. Obrigado por sempre me apoiar! Peço tudo isso em seu nome,

Amém.

Mensagem e pensamento do dia: Ame o próximo como a ti mesmo

Jesus recorda cinco mandamentos de um conjunto de seis que compõem a segunda tábua do decálogo e que todos se referem às relações entre os homens (Êxodo 20,12-16; Deuteronômio 5,16-20). Cristo omite o décimo mandamento, que diz respeito à cobiça, e acrescenta Levítico 19:18, o resumo dos outros seis. (Romanos 13:1-10).

“O que?” (Mateus 19:17). Essa pergunta do jovem rico evoca tanto a ideia de que certos mandamentos são mais importantes que outros, quanto a impressão de que ele se considera mais capaz de cumprir alguns deles. Jesus cita os cinco mandamentos que dizem respeito às relações humanas, omitindo o da cobiça e acrescentando (somente em Mateus): Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Levítico 19.18), que resume tudo (Mateus 22.37-39; Romanos 13.9) .

O homem afirmava tê-los observado há anos, mas tinha a sensação de que algo estava faltando (Mateus 19:20), o que Jesus confirmou, antes de lembrá-lo de seu dever de amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e com toda a sua mente.

O jovem tinha feito isso? Ele havia amado a Deus com todas as suas riquezas? Jesus o pôs à prova, pedindo-lhe que vendesse todos os seus bens e usasse o dinheiro para ajudar os pobres, e viesse e o seguisse (Mateus 19:21).

“Amarás o teu próximo como a ti mesmo” é um dos textos bíblicos mais famosos. O que ele diz pode parecer “legal” à primeira vista. Mas também não é muito exigente?

Acho difícil ver ensinamentos de Jesus que não são muito exigentes! Mas talvez seja verdade que Jesus insiste particularmente no amor ao próximo e na sua expressão concreta na generosidade. Ele coloca tanta ênfase nisso porque quer, por assim dizer, vir e nos testar. Dito isto, em todas as outras áreas ele não é menos exigente: ele afirma que não se pode segui-lo se não estiver pronto para carregar sua cruz. Diante disso, amar o próximo parece quase acessível!