Ao transmitir o seu ensinamento sobre a oração, Cristo responde a um pedido dos seus discípulos que, ao vê-lo rezar, compreendem que têm uma relação única com o seu pai. 

Encontramos outra versão da oração de Jesus no Sermão da Montanha no Evangelho de Mateus. Em Lucas, Jesus não reuniu os seus discípulos dizendo-lhes: “Hoje vou ensinar-vos um assunto importante: a oração”, respondeu a um pedido dos seus discípulos que, vendo Jesus rezar, compreenderam que tinha um relação única com o pai.

Oração, os discípulos sabem o que é, desde pequenos foram ensinados a se dirigir a Deus, e agora, vendo Jesus orando, percebem que não sabem orar, então lhe fazem a grande pergunta: Ensina-nos a rezar.

Jesus aproveita a pergunta para transmitir seu ensinamento sobre a oração.

Oração do dia

Deus pai,

Às vezes, meu coração anseia por todas as coisas que acho que não tenho, em vez de valorizar as bênçãos que você dá. Hoje, escolho entregar todos os meus desejos e, em vez disso, descansar em Seu amor. No Salmo 46:10 , você nos exorta a reconhecer sua glória, dizendo-nos: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra”. Sua glória é suficiente – você é suficiente. Como você disse a seu filho Josué quando ele estava prestes a entrar na Terra Prometida há milhares de anos, você nunca nos deixará ou nos abandonará. Podemos confiar em Ti, e Tu nos protegerás e proverás.

Ajude-me a descansar nesse amor e a sentir a paz que Você proporciona repousar em meus ossos hoje e todos os dias. Eu te amo, Senhor.

Amém.

Mensagem e pensamento do dia

Dos vários pedidos de oração, um é particularmente precioso, é o do Espírito, ao qual se associa uma bela promessa: “Se vós sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celeste não dará – ele o Espírito Santo para aqueles que lhe pedem!”

A promessa do Espírito é a promessa de uma promessa habitada. Todos nós já experimentamos a oração seca, na qual sentimos que estamos falando apenas para nós mesmos. É por isso que devemos começar todas as nossas orações com uma invocação ao Espírito: “Senhor, não sei rezar, peço-te o teu Espírito para que a minha oração seja viva para me ajudar a ser melhor o teu filho!

Por isso, quando seguimos a palavra de Deus e oramos diariamente, estamos conectados com o amor Divino.