Publicidade

O App Medidor de Glicose é um sistema de automonitorização da glicemia de nova geração: permite a medição dos níveis de glicose no líquido intersticial em pessoas (com 4 anos ou mais) com diabetes mellitus sem agulha. 

Este dispositivo foi concebido para substituir a medição da glicemia por amostragem capilar, exceto em casos especiais (mulheres grávidas, pessoas em diálise ou menores de 4 anos). Consiste em um sensor colocado na pele por 14 dias e um leitor usado para escanear o sensor por meio de um link sem fio. Os dados gerados incluem todo o perfil glicêmico (valores, tendências, variabilidade glicêmica, histórico das últimas 8 horas, etc.).

App Medidor de Glicose baixar

Muitos diabéticos usam um aplicativo móvel para gerenciar melhor sua doença, seja calculando carboidratos, encontrando receitas adequadas ou ajudando no controle de açúcar no sangue. 

O uso do app Medidor de Glicose, e de sensores, facilita o monitoramento do seu nível de glicose evitando o ritual de picadas nos dedos. 

Ele permite que você verifique seu nível de glicose segurando a parte de trás de seu telefone contra o sensor para ver seu nível de glicose atual, tendência de taxa por meio de uma seta de tendência e seu histórico de nível de glicose nas últimas 8 horas. Você pode escanear seu sensor usando o aplicativo no Android ou iOS.

Os pacientes às vezes têm dificuldade em encontrar o caminho entre os inúmeros aplicativos de diabetes listados nas várias lojas (Apple, Android, etc.). Perante a oferta do App Medidor de Glicose, considera-se, por conseguinte, uma das principais e melhores opções do mercado digital para cuidados com a saúde.

Como funciona o App Medidor de Glicose

O aplicativo é, na verdade, um  sensor colocado na pele  por 14 dias, que  mede o nível de glicose a cada minuto  e produz um valor médio a cada 15 minutos, a partir, então, de um  leitor  usado para  escanear o sensor  e exibir os dados gerados correspondentes  a todo o perfil glicêmico (valores, tendências, variabilidade glicêmica, histórico das últimas 8 horas, etc.). 

Este dispositivo foi concebido para substituir a medição da glicemia capilar por amostragem de sangue, exceto em casos especiais. É um dos mais completos, fáceis de usar, com um diário de açúcar no sangue, ajuda na quantificação de carboidratos na alimentação, faz lembretes de eventos, notificação de atividade física e fornece as informações mais corretas para os pacientes.

Reduz o tempo gasto em hipoglicemia

A avaliação do App Medidor de Glicose baseia-se principalmente em dois estudos clínicos controlados e randomizados, um específico para diabéticos tipo 1, e os demais tipo 2.

Avaliou-se em pacientes adultos diabéticos tipo I, em terapia de insulina intensificada (multi injeção ou bomba de insulina) que os resultados foram favoráveis ​​ao Aplicativo Medidor de Glicose em termos de tempo gasto em hipoglicemia  (< 70 mg/dl) em relação ao grupo controle praticando automonitorização da glicemia por amostragem capilar, com diferença média de -1,24 ± 0,239 horas/dia (p < 0,0001) aos 6 meses.

Melhora da qualidade de vida 

Nos estudos, os resultados dos questionários de qualidade de vida foram favoráveis ​​ao App Medidor de Glicose em termos de satisfação do paciente.

Em termos de segurança, os principais eventos adversos dos estudos clínicos foram reações no local de inserção do sensor (erupção cutânea, infecções, alergias, eritema, necrose), com baixo número de incidentes declarados no âmbito da matéria vigilância.

Um benefício confirmado por diabetologistas e endocrinologistas

Com base nos dados disponíveis, atribuiu-se ao App Medidor de Glicose um serviço esperado suficiente e uma melhora moderada no serviço esperado em comparação com o monitoramento autoglicêmico apenas por medidor de glicemia capilar.

Indica que “a redução do tempo gasto em hipoglicemia (< 70 mg/dL) e o aumento do tempo gasto dentro da meta glicêmica provavelmente protegerão o paciente da ocorrência de hipoglicemia grave”, sem que seja possível avaliar a frequência de eventos evitados ou suas consequências com base nos dados disponíveis.

Ouvidos pela Comissão, o Conselho Nacional Profissional de Endocrinologia, Diabetologia e Doenças Metabólicas confirmou o interesse do aplicativo nas indicações e nas condições definidas de prescrição e uso.