Ad

Saudações, irmãs e irmãos evangélicos!

A capacidade de ler e escrever mais do que uma habilidade humana deve ser vista como uma espécie de dom, uma oportunidade dada por Deus para que possamos absorver o conhecimento tanto dos homens quanto da palavra Dele, oriunda dos textos bíblicos. Não podemos subestimar essa capacidade e nem ter preconceito contra nossas irmãs e irmãos que, por consequência de uma vida dura, não tiveram a oportunidade de se alfabetizar.

A leitura da Bíblia é necessária, com a maior frequência possível, em horários em que se possa fazê-lo de maneira calma e consciente, buscando refletir sobre a palavra de Deus, sobre os ensinamentos do Evangelho de Jesus Cristo e todos os livros sagrados. Não basta apenas olhar as palavras e lê-las, é necessário ir ao encontro de Jesus Cristo na Bíblia.

Para tanto, todos os profetas de Deus e Jesus Cristo deixaram uma herança muito generosa: sua vivência não está expressa em códigos secretos, nem necessita de uma grande capacidade de interpretação para ser entendida. Embora, no caso de Jesus, a parábola seja a principal forma de transmitir a palavra de Deus, estas parábolas podem ser lidas junto com o exemplo da própria vida de Jesus, narrada por seus Apóstolos no Novo Testamento.

Em outras palavras, a leitura da Bíblia é fácil, na medida que são claras e evidentes as condutas de Jesus e dos profetas e quais mensagens eles queriam passar. A palavra de Deus é explícita, clara, evidente, mas, ao mesmo tempo, exige que o leitor viva a verdade do Evangelho, nas suas atitudes do dia a dia.

Por isso mesmo, a atitude de sentar-se diariamente e ler a Bíblia talvez seja uma das grandes virtudes do Cristão evangélico. O conhecimento bíblico é um patrimônio do povo evangélico e por isso mesmo deve ser cuidado com responsabilidade. 

Nós, evangélicos, devemos cuidar para que o exercício de leitura da bíblia não aconteça com intuito de reforçar dogmas, preconceitos ou interpretações distantes da vivência de Jesus, e sim que seja um exercício de vida, de manifestação da fé em Cristo e nos seus ensinamentos.

Outro ponto importante para que se pratique a leitura diária da Bíblia está em reconhecer as limitações físicas do leitor. Assim, uma pessoa que não enxergue bem por conta de uma deficiência visual congênita ou adquirida, deve buscar bíblias adaptadas para que possa compreender a palavra de Deus em sua inteireza, seja por meio de fontes maiores ou até mesmo Bíblias em braile, já disponíveis no mercado.

De forma parecida, aquele que ainda está no processo de alfabetização ou tem uma alfabetização prejudicada, como pessoas que vivem em meios rurais distantes ou crianças, devem ser apresentadas para uma Bíblia que evite a linguagem de segunda pessoa do Plural. As Bíblias que abusam do Vós, sois, etc, contém a mesma palavra divina do que aquelas que buscaram ser traduzidas para um português facilitado.

Por outro lado, infelizmente, existem Bíblias com alterações, muitas vezes publicadas por igrejas ou associações que não são identificadas com nossa fé evangélica. Estas bíblias podem nos confundir com a inclusão de textos que nossa fé não reconhece como oriundo da legítima palavra de Deus. Busque Bíblias recomendadas por seu pastor e irmãs e irmãos em Cristo.

A característica sagrada da Bíblia deveria, por si só, ser o atrativo suficiente para que todo Evangélico queira lê-la diariamente. Porém, quis Deus que além de sagrada a Bíblia também fosse de agradável leitura. As vivências dos homens e mulheres que ali estãos descritas, que construíram a fé cristã, são lindas, inspiradoras, maravilhosas. Superados os desafios de interpretação, de leitura, você evangélico, poderá sentir apenas ao ler o livro sagrado, a empolgação e felicidade que enche seu coração nos cultos.

Ah, e caso o ato de ler seja difícil por conta dos afazeres do dia a dia, não desanime, existem muitas opções de aplicativos que fornecem conteúdo bíblico além de muitas bíblias já em audiobook, para que possa ler diariamente no carro ou no transporte a caminho da casa ou do trabalho.

Leiam a Bíblia, vivam a Bíblia e, sempre que possível, façam isso diariamente. Não somente porque Deus assim o quis que fizéssemos, mas principalmente porque isso vai engrandecer nossas vidas significativamente.