Publicidade

Deus dotou nosso corpo com a extraordinária capacidade de curar. Quando uma pessoa saudável se corta, se coça ou se pica, seu corpo “comanda uma série de reações destinadas a curar feridas, grandes ou pequenas” (Johns Hopkins Medicine). O corpo imediatamente entra em ação para parar o sangramento, dilatar os vasos sanguíneos, reparar a lesão e fortalecer os tecidos.

Se o Criador nos fez corpos capazes de curar feridas físicas, não podemos confiar em Sua promessa de nos ajudar a nos recuperar de feridas emocionais também? “Ele cura os quebrantados de coração”, escreveu o salmista; ele cura as suas feridas” (Sl 147:3). Mas se você está sofrendo emocionalmente por causa de uma situação passada ou presente, como pode ter certeza de que Jeová curará suas feridas — agora e no futuro?

O que a Bíblia ensina sobre o amor de Deus?

Deus promete: “Não tenha medo, pois estou com você. Não se preocupe, porque eu sou o seu Deus. Eu vou te fazer forte. Sim, eu o ajudarei” (Isaías 41:10). Quem sabe que Jeová se importa com eles fica tranquilo e encontra forças para enfrentar várias dificuldades.

Essa calma interior foi chamada pelo apóstolo Paulo de “paz de Deus, que excede tudo o que pode ser entendido”. Paulo acrescentou: “Em todas as coisas tenho força naquele que me dá poder” (Filipenses 4:4-7, 9, 13).

A Bíblia nos dá fé nas promessas de Jeová sobre o futuro. Por exemplo, Apocalipse 21:4, 5 nos diz o que Ele fará e por que podemos ter certeza de que Ele o fará:

“Ele enxugará toda lágrima” de nossos olhos. Jeová eliminará todos os nossos sofrimentos e preocupações, mesmo aqueles que parecem insignificantes para os outros.

“Sentado no trono” em sua glória celestial, o Rei Todo-Poderoso de toda a criação exercerá seu poder e autoridade para evitar o sofrimento e nos trazer a ajuda de que precisamos.

Jeová nos garante que suas promessas são “confiáveis ​​e verdadeiras”. De fato, para garantir que os alcançará, ele está arriscando sua reputação como o verdadeiro Deus.

“'Ele enxugará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte; não haverá mais luto, nem choro, nem dor. As coisas antigas se foram.”

E aquele que está sentado no trono disse: “Olha! Estou fazendo todas as coisas novas.” Ele acrescentou: ‘Escreve, porque estas palavras são fidedignas e verdadeiras'” (Apocalipse 21:4, 5).

Tanto o universo físico quanto a Bíblia revelam a personalidade e os atributos de nosso Pai Celestial. A criação é um convite implícito para conhecer a Deus como um Amigo Íntimo, mas a Bíblia torna esse convite explícito, dizendo: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós” (Tg 4:8). Atos 17:27 declara: “Ele não [está] longe de cada um de nós. 

Ao reservar um tempo para conhecer a Deus, você passará a acreditar que “Ele se importa com você” (Pedro 5:7). Que benefícios práticos essa confiança em Jeová traz?

Considere o caso de Toru, do Japão. Embora criado por uma mãe cristã, Toru entrou no mundo violento da yakuza, a máfia japonesa. 

Ele diz: “Acreditava que Deus me odiava e achava que a morte das pessoas ao meu redor, especialmente aquelas que me eram muito queridas, era meu castigo. Toru admite que esse ambiente e mentalidade destrutivos o tornaram “uma pessoa sem coração e insensível”. 

Ele tinha uma ambição: “Eu queria morrer jovem depois de ter matado alguém mais conhecido do que eu, e assim me tornar famoso. 

No entanto, estudando a Bíblia com sua esposa, Hannah, a vida e a mentalidade de Toru mudaram drasticamente. “Meu marido mudou de visão”, diz Hannah. Hoje, Toru afirma com confiança: “Existe um Deus que realmente se importa com cada um de nós. 

Ele não quer que ninguém morra e está pronto para perdoar aqueles que realmente se arrependem de seus pecados. 

Ele ouve coisas que ninguém mais pode ouvir e que ninguém mais entenderia. Em breve, Jeová eliminará todos os problemas, todos os sofrimentos e todas as ansiedades. 

“Já agora ele está nos ajudando de maneiras muito inesperadas. Ele está interessado em nós e nos tira da depressão” (Salmo 136:23).