A Bíblia está repleta de clássicos que os cristãos ouviram milhares de vezes. Mas que tal conferir algumas histórias verdadeiras do maior livro do mundo, que nos levam de volta no tempo desde a criação? Acompanhe, a seguir.
Conheça algumas das histórias da Bíblia que você pode nunca ter ouvido falar antes
As três histórias abaixo ilustram momentos precisos e de muito ensinamento. Confira as passagens e todo o enredo proposto pelos livros específicos, citados juntamente com a narrativa.
1. Um homem corajoso – Gênesis 5:21-24, 27; 6:5; Hebreus 11:5; Judas 14, 15
Os homens se multiplicaram na terra e a maioria deles fez o mal como Caim. Havia um homem, no entanto, que não era como os outros. Foi Enoque. Apesar dos maus exemplos que viu ao seu redor, esse homem corajoso continuou a servir a Deus.
Você sabe por que os homens se comportaram tão mal? Vejamos, quem levou Adão e Eva à desobediência, fazendo-os comer o fruto proibido? Ele era um anjo perverso. A Bíblia o chama de Satanás. É ele que procura corromper a todos.
Um dia, Enoque, divinamente inspirado, anunciou aos homens algo que os desagradou muito. Aqui estão suas palavras: ‘Um dia Deus destruirá todos os ímpios.' Qual deve ter sido a raiva de seus ouvintes! Pode até ser que quisessem matá-lo. Enoque deve, portanto, ter sido um homem de grande coragem.
Deus não o deixou viver muito no meio de toda essa corrupção. Enoque viveu apenas 365 anos. “Apenas 365 anos”? Naqueles dias, os homens eram muito fortes e, portanto, viviam muito tempo. Assim, Matusquela, filho de Enoque, viveu 969 anos!
Quando Enoque morreu, os homens tornaram-se cada vez mais maus. A Bíblia diz que ‘os seus pensamentos sempre foram maus' e que ‘a terra se encheu de violência'.
Você sabe por que, entre outras razões, havia tanta violência na terra? É porque Satanás tinha um novo meio de corrupção. A próxima página nos dirá mais.
2. O primeiro arco-íris – Gênesis 8:18-22; 9:9-17
Você sabe o que Noé fez quando saiu da arca? Seu primeiro gesto foi apresentar uma oferenda a Deus. A imagem mostra Noé fazendo sua oferenda. Ele ofereceu vários animais a Deus para agradecê-lo por ter salvado sua família das águas do grande dilúvio.
Jeová aceitou sua oferta? Sim. E Deus lhe prometeu novamente nunca mais destruir o mundo pelas ondas de um dilúvio.
A terra logo secou. Então começou para Noé e sua família uma nova existência fora da arca. Deus os abençoou e lhes disse: ‘Tenha muitos filhos! Torne-se numeroso e encha a terra!'
Mas mais tarde, quando os homens ouvissem sobre o dilúvio, eles poderiam temer o retorno de tal praga. Deus, portanto, deu-lhes um sinal que os lembraria de sua promessa de nunca mais enterrar a terra sob massas de água. Este sinal é o arco-íris.
É quando chove e o sol volta a brilhar que o arco-íris costuma aparecer. Você já admirou suas belas cores?
Esta é a promessa de Deus: ‘Nunca mais homens e animais serão destruídos pelas águas de um dilúvio. Eu coloquei meu arco nas nuvens. Quando o arco-íris aparecer, eu o verei e lembrarei da minha promessa.'
Em que, então, o arco-íris deve nos fazer pensar? À promessa que Deus fez de nunca mais destruir o mundo pelas ondas de um dilúvio.
3. Esposa de Ló – Gênesis 13:5-13; 18:20-33; 19:1-29; Lucas 17:28-32; II Pedro 2:6-8
Ló e sua família viviam ao lado de Abraão na terra de Canaã. Um dia Abraão disse a Ló: ‘Não há pasto suficiente para todo o nosso gado. Por favor, vamos separar. Vamos seguir nossos caminhos separados.
Ló olhou para o país. Ele viu uma bela região com muita água e bons pastos para seu gado. Era o distrito da Jordânia. Ló foi por ali, ele e sua família e todo o seu gado. Eles finalmente se estabeleceram em Sodoma.
O povo de Sodoma era corrupto. Ló, que era um bom homem, ficou chocado com a conduta deles. Deus também se escandalizou. Ele enviou dois anjos para informar Ló de sua intenção de destruir Sodoma e a cidade vizinha de Gomorra.
Os anjos disseram a Ló: ‘Depressa ! Pegue sua esposa e duas filhas e vá! Enquanto Ló e seu povo se demoravam, os anjos os pegaram pela mão e os levaram para fora da cidade. Então um dos anjos disse: ‘Fuja , em sua vida! Não olhe para trás! Fuja para as colinas, para que não pereça!'
Ló e suas filhas obedeceram: fugiram de Sodoma. Eles não pararam em nenhum lugar e não olharam para trás. Mas a mulher de Ló desobedeceu. Depois de um momento, ela parou e olhou para trás. Então ela se tornou uma estátua de sal. Você vê isso na imagem?
Este episódio bíblico nos ensina uma lição. Mostra-nos que Deus salva aqueles que lhe obedecem, mas os desobedientes perderão a vida.
Meu nome é Maria. Sou apaixonada por teologia e escrevo sobre o mundo religioso há 5 anos. Sou curiosa e pesquiso tudo sobre as religiões mundo afora. Adoro pesquisar sobre as curiosidades que norteiam as mais variadas doutrinas em diferentes países e idiomas. Hoje, sou redatora e amo compartilhar meu conhecimento no portal Oração e Fé.