A vida cristã começa com o novo nascimento e assim como os bebês, o novo crente tem necessidades vitais e fases de crescimento. Ele precisa ser amado, nutrido e nutrido para crescer e ser estabelecido como filho de Deus. Felizmente, ele pode contar com a ajuda do Espírito Santo e da igreja local, que juntos o ajudarão e responderão às suas necessidades.
Na hora do novo nascimento, o novo crente já conta com o apoio de três elementos importantes.
Ele primeiro se beneficia da redenção em Jesus Cristo, que lhe dá uma nova identidade, ao contrário do que foi experimentado antes. O novo crente agora é filho de Deus (Romanos 8.16) justificado pela fé (Romanos 5.1), santificado (Efésios 2.19), glorificado (Colossenses 3.4), cidadão do céu (Filipenses 3.20), herdeiro de Deus (Gálatas 4.7) e além disso.
Assim como uma criança, ele aprenderá a dar os primeiros passos sob o olhar atento de Deus e da igreja. Através de sua caminhada, ele terá o privilégio de experimentar ainda mais a graça de Deus, sofrerá quedas, mas seu Pai Celestial tomará sua mão e ele não será abatido (Salmo 37.24).
Ele não andará de acordo com o conselho dos ímpios (Salmo 1:1), mas colocará seus pezinhos nos passos de Jesus, que é o verdadeiro caminho (João 14:6). ele se levantará para andar no chamado caminho santo (Isaías 35.8) sem mover os antigos marcos (Provérbios 23.10) usando a Palavra de Deus como luz em seu caminho (Salmo 119.105).
Os cuidados para crescimento da fé
Relembre que a FÉ é um dom de Deus. Não é do intelecto ou da nossa capacidade de fazer que a fé vem. Você pode então orar e pedir a Deus para aumentar sua fé, já que você já acredita. (Marcos 9:23-24)
1. Medite na palavra de Deus
Como cristão, você deve ler e meditar na Palavra de Deus, a cada dia que Deus lhe dá. Através da Palavra meditada, Deus fala com você, comunica seus pensamentos a você.
Deus também te visita e se revela a você. A Palavra de Deus nutrirá sua alma, fortalecê-la, animá-la e revigorá-la. Da mesma forma que você cuida do seu corpo e o nutre, é ainda mais importante cuidar da sua alma também.
É nisso que você crescerá no conhecimento de Deus pela sua palavra e sua fé crescerá. O Senhor também nos exorta sobre este assunto em Mateus 4:4 – “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”.
2. Coloque a palavra de Deus em prática
Meditar nas Sagradas Escrituras é bom, mas colocar em prática o que Deus diz é ainda melhor.
Diante de um desafio, por exemplo, você sempre tem uma promessa de Deus. Uma adequada palavra de Deus irá acompanhá-lo, agarrá-la e colocá-la em prática. Desafios como provações na vida são situações que podem ajudá-lo a experimentar a palavra de Deus e crescer em sua fé.
3. Uma vida de oração constante
Tenha uma vida de oração constante e regular. Seja grato ao seu Criador. Abençoe-o em todos os momentos, em todos os lugares e em todas as circunstâncias. Crie o hábito de louvar a Deus porque Ele se convida para o meio da adoração.
Faça do Espírito Santo seu melhor aliado e seu fiel conselheiro. Habitue-se a buscar o rosto de Deus em silêncio e recolhimento, “aquele a um com Deus na intimidade de seu infinito amor por você”. Desenvolva confiança em Deus e em sua palavra.
Confie tudo a Ele, faça-lhe perguntas, se necessário. Ele tem muito a lhe oferecer, mas seja fiel e paciente em sua presença, Deus o surpreenderá no momento inesperado e sua fé crescerá ainda mais.
4. Medo e obediência
Conhecer a vontade de Deus e suas prioridades nos permite servi-lo melhor em temor e obediência. Você tem o favor de Deus praticando a obediência. Salmos 103:13 “Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem”.
Meu nome é Maria. Sou apaixonada por teologia e escrevo sobre o mundo religioso há 5 anos. Sou curiosa e pesquiso tudo sobre as religiões mundo afora. Adoro pesquisar sobre as curiosidades que norteiam as mais variadas doutrinas em diferentes países e idiomas. Hoje, sou redatora e amo compartilhar meu conhecimento no portal Oração e Fé.